Bem-vindo!

quemsomos

A equipe do Sítio Olho d’água é formada por um grupo de pessoas que buscam um modo de vida diferente do que costumam chamar de normal. Buscamos viver em harmonia com o ambiente, tendo sempre em questão os impactos que estamos causando ao meio e como podemos trabalhar para minimizar os impactos negativos. Temos consciência de que viver ecologicamente exige mais trabalho do que viver atrelado às comodidades dos hábitos urbanos; por isso procuramos seguir o caminho do equilíbrio entre as nossas raízes da cidade e a transição para uma vida no campo, respeitando e consagrando o ambiente em que vivemos. Temos a permacultura e a arte como ferramentas para nos guiar no caminho de paz interior, autonomia e respeito à vida.

História do Sítio (Grupo Solares)

Em 2007, um grupo de amigos se uniram para iniciar estudos em permacultura. No segundo encontro, já se juntaram ao grupo o músico e educador Leonardo Mello e a dançarina e instrutora de yoga Roberta Leles, antigos moradores do sítio Olho d`água. Na ocasião, colocaram o sítio à disposição dos encontros e práticas do grupo, e dessa convivência nasceu o nome SOLARES para a identidade do grupo. De 2007 a 2010, o grupo SOLARES desenvolveu diversas atividades permaculturais na melhoria da infraestrutura do sítio e também começou a receber grupos de estudos de diversas linhas de desenvolvimento humano, como praticantes de meditação, Yoga e várias facetas da arte.

Em 2010, o grupo SOLARES se desfez e a família de um dos fundadores do grupo adquiriu a propriedade. Assim, desde 2011, o educador e permacultor Rafael Bueno e a educadora e instrutora de yoga Renata Fontes estão à frente do desenvolvimento do sítio Olho d`água com o propósito de seguir a mesma linha de trabalho do grupo SOLARES, tendo como caminho a permacultura, a arte e o desenvolvimento humano. A partir de então, colocamos foco e energia na produção de alimentos agroecológicos, nas atividades ecopedagógicas, nas atividades relacionadas ao desenvolvimento humano e na recepção de grupos e vivencias afins com esse propósito.

Missao

O desenvolvimento do sítio Olho d`água por meio de práticas que integrem o ser humano consigo mesmo e com o ambiente em que vive, proporcionando às pessoas o sentimento de  autonomia de suprir as suas próprias necessidades de uma maneira leve e verdadeira.

 

valores

•  A educação como caminho para a mudança;
• Cuidado do ambiente que usamos;
• Cuidado de si mesmo;
• Reflexão interior sobre a influência que sofremos do meio e que provocamos nos lugares por onde passamos;
• Pró-atividade;
• Apoio ao pequeno produtor;
• Trazer a arte para qualquer coisa que fizermos;
• Reflexão permanente sobre as nossas reais necessidades;
• Trabalhar para ter autonomia.