Você está visualizando atualmente PDC no Olho D’Água – de 9 a 19 de outubro de 2014

PDC no Olho D’Água – de 9 a 19 de outubro de 2014

010

A partir dos princípios desenvolvidos por Bill Mollison, Marcelo Bueno, fundador do Ipema e Skye, permacultor que já formou permacultores em nove países, instruirão os participantes em outubro, no primeiro PDC da Estação de Permacultura Sítio Olho D’Água – Mogi das Cruzes.

 

A Permacultura, contração das palavras permanente e cultura, é uma ciência, traduzida em uma filosofia de vida de menos impacto, criada na década de 70 pelo ecólogo australiano Bill Mollison. Ela integra arquitetura, agronomia, ecologia, entre outros conhecimentos, porém de uma maneira simples e prática que pode ser realizada por qualquer pessoa.

De 09 a 19 de outubro, os permacultores Marcelo Bueno e Skye irão mostrar na teoria e na prática como é possível coletar e armazenar água de chuva, captar energia renovável, projetar espaços otimizando o uso dos recursos, construir com as próprias mãos, produzir alimentos sem agrotóxicos, entre outras práticas, que tornarão cada novo permacultor menos dependente do dinheiro.

O Brasil hoje se orgulha por ter quase 100% das crianças matriculadas no ensino formal. Mas, este ensino está produzindo que tipo de cidadãos? Mais responsáveis ambientalmente? Capazes de produzir sua comida, fazer sua casa, cuidar do seu esgoto e água?

Infelizmente, a resposta a todas estas questões, neste momento, ainda é “Não”.

E se não é possível aprender na escola conhecimentos tão fundamentais quanto estes, que nos tornam cada vez mais reféns de profissionais e empresas para nos fornecerem comida, água, energia e construir nossas casas, a notícia boa é que agora temos a permacultura para nos devolver a autonomia.

É um conhecimento completo ao partir de princípios que buscam integrar o ser humano à natureza por meio da observação, da imitação dos padrões naturais e das soluções graduais e lentas, ou seja, que estão ao alcance de quem não é especialista e nem se graduou em algum curso de Ciências Biológicas.

“O momento não é de salvar o planeta, mas sim, a nós mesmos e para isso é preciso modificar comportamentos. Nós daremos as ferramentas para isso, o que posso dizer é que pode parecer difícil no começo, mas é extremamente gratificante tomar banho sabendo que a água foi aquecida pelo sol, saber que está produzindo menos lixo, que sua água não precisa vir pela rede de distribuição e que você mesmo pode cuidar até do seu esgoto”, compartilha Marcelo Bueno.

Durante o curso serão transmitidos conhecimentos teóricos que poderão ser testados na prática. A estrutura do Sítio permitirá a interação com biossistema de tratamento de águas residuais cinzas, mandalas de ervas, produção orgânica, banheiro seco, além de proporcionar momentos de integração à volta da fogueira e nos banhos no lago.

A proposta é que o participante conclua as aulas em condições de praticar, começando pela própria vida e partindo para o desenho de projetos permaculturais ou mesmo dando aulas, se desejar. Como toda atividade, na permacultura a experiência e a prática também são fatores fundamentais para a formação de um permacultor conceituado, porém, o diferencial é poder contar com uma rede de apoio de outros profissionais, inclusive dos próprios instrutores, que durante um período se propõem a dar “consultorias” aos alunos desta turma.

Serviço:

Curso: PDC no Sítio Olho D´Água.

Onde: Rodovia Mogi-Bertioga, Km 67,5 – Acesso por trem pela Estação Estudantes, Mogi das Cruzes e, em seguida, saindo da estação, ônibus Biritibaussu ou Manoel Ferreira

Quando: 9 a 19 de outubro (semana do saco cheio para quem é universitário)

Quanto: R$ 1.000,00 à vista ou 3x R$ 400,00 (último pagamento até 9 de outubro)

Inclui: aulas, alimentação, acomodação (camping) e certificado

 

Permacultores responsáveis: Marcelo Bueno, fundador do Instituto de Permacultura da Mata Atlântica e Skye, morador de ecovilas em vários países e instrutor de PDC´s em nove países.

Inscrição: enviar e-mail para: cursos@sitioolhodagua.net ou (11) 9.8202-6903 falar com Rafael

Foto: Lua cheia se despedindo no amanhecer do Sítio Olho D´Água, por Marcio Avilez

 

Deixe um comentário